Le Petit Fred

quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Parte 2

Um mail por dia da saude e energia! Ora aqui vai a continuacao...

"Le Fabuleux Destin de Frederic" - Dia 2

sexta-feira 13... de Setembro de 2002... San Sebastian:

Ressaca... acordar com despertador debaixo da almofada, numa pensao sem quarto de banho no quarto (para me ir habituando)... Tomar banho no fundo do corredor, pagar... e por ficar à conversa durante uns minutos ganhei um mapa de frança que os clientes anteriores se tinham esquecido, e quando saí, lá estava a senhora à varanda a dizer adeus qual mae ao ver o seu filho partir...
Pequeno almoço no carro, abastecer antes de passar fronteira e siga para bingo porque ja eram 10 horas e tinha de chegar ate as 17, ou seja, tinha 7 ( 17 - 10 = 7) horas para chegar a Lyon.

Bienvenue a France!

Ate agora a unica frase simpatica que recebi desta gente. Para nao perder tempo, ignorei o preço da portagem e entrei na auto-estrada rumo a Bordeus (200 km)... mega-operacao STOP com imensos agentes de metralhadora (que recepcao)... olharam para mim, para a bicicleta... e mandaram-me seguir. Era o pressagio para uma viagem atribulada. Acidente... transito... Desvio... perdi-me claro!
Pergunto indicacoes e sou calorosamente informado em bom portugues "Portugal e para o outro lado!" (este humor tao... nosso) 3 horas depois cheguei a Bordeus. Foi servida uma pequena refeicao a bordo e continuei viagem.
Estradas nacionais... estes franceses (macabros) tiveram a brilhante ideia de no inicio de cada estrada indicar o numero de mortos nos ultimos anos, mas colocam tambem na berma da estrada bonecos pretos com a cabeca rachada e pintada de vermelho nos locais dos acidentes... interessante para quem esta sozinho como eu, tentar encontrar todos (falhei alguns por isso tenho de estar mais atento no regresso).
A meio do percurso reparo que nao vou chegar a tempo (o que eu ja previa desde o inicio), entao decido entrar em contacto com a faculdade. Comunicacao complicada mas acabamos por nos entender... eles nao estavam a minha espera entao nao tinha onde ficar, como iam fechar para fim de semana nao podiam fazer nada... eu expliquei que queria fazer surpresa entao eles ficaram comovidos e la me deram uma solucao: estar la as 19:00h.
O resto da viagem correu sem problemas. Cheguei a Lyon e ainda tinha de encontrar a faculdade.
Centro da cidade (enorme) pedir indicacoes... continuei perdido pois eram sempre em frances. Encontro um estudante que estava a ir para la, entao entrou no carro e indicou o caminho.
Cheguei... 21:00 horas!

C'est tout pour aujourd'hui!
Au revoir
Fred

Parte 1

Bonjour!

E com muito prazer que vos apresento em primeirissima mao a mais recente producao luso-francesa:

"Le Fabuleux Destin de Frederic"

quinta-feira... 12 de Setembro de 2002... Porto:

Tal como previsto, a partida iniciou-se precisamente aproximadamente 4 horas depois do previsto.
A viagem ao som de Vinicius e ao sabor de sandes americanas tomou inicio rumo a Chaves, para uma breve pausa. Mais uma vez como previsto, essa pausa demorou 2 horas em conversa com a gente local, nesta cidade "muito agradavel".
Nao vos sei precisar a que horas passei a fronteira, mas por estar um "pouco" atrasado, decidi "pedalar" a fundo! Ao parar para o segundo abastecimento, perto de Burgos, decido fazer uns telefonemas. Ao Manel para saber se podia ficar em Pamplona, o que me foi desaconcelhado; Tento o contacto com a Francisca com quem tinha combinado me encontrar em Franca a avisar que ja nao chegava nesse dia, mas em vao.
Sigo viagem rumo a Burgos para jantar quando recebo uma mensagem da Francisca a dizer que ja nao estava em Franca, regressava a Portugal e esperava o comboio na estacao de... Burgos! Com uma coincidencia destas fui obrigado a mais uma pequena paragem para jantar. Tortilha num cafe tipicamente espanhol com 4 raparigas a regressar de um inter-rail... apesar das muitas historias fantasticas que me contaram, o facto de nao tomarem banho ha 3 dias facilitou o meu regresso a viagem. Red Bull... e prego a fundo ate San Sebastian.
Chegada a 1:00 da manha com tudo fechado e sobrelotado. Solucao: sair para os copos! Meter conversa com raparigas simpaticas e ir ter aos bares na zona velha. Muita animacao, inglese(a)s bebado(a)s, musica espanhola de verao... a saida conheco um grupo de espanhois sentados no chao que apos fumar um com eles me indicam uma pensao com vagas. Velhinha simpatica, que me deixou ficar num quarto duplo sem ter de pagar mais. Dormir...

"Cenas dos proximos capitulos: o horror, o panico, o medo, o terror..."

sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Trailer do Filme

Bonjour mon amies

Cheguei! A viagem foi fantastica. A musica de fundo foi muito bem escolhida e a comida muito bem preparada. Foi uma aventura. Sai tarde do porto como estava previsto assim como cheguei atrasado (muito) aqui a faculdade. Mas esse filme vai ser contado a parte... a viagem! Depois a integracao tambem foi complicada, uma hora depois de ter chegado ja estava com um grupo de brasileiros e portugueses.
Isto e um luxo... qual hotel de 5 estrelas... so nao tem quarto de banho, mesinha de cabeceira...
Vou agora para os copos com o pessoal do Erasmus. Nao posso perder estes momentos de integracao.
Amanha com a ressaca conto tudo com mais pormenor. Por agora so vos queria dizer qualquer coisa, mandar beijos e abraços.

...e ja sabem: "... sou capaz de ir ai pelo Natal!"

allez allez
Fred