Le Petit Fred

domingo, 1 de dezembro de 2002

Frederic à Lyon

Portuguesas e Portugueses,

Agora que aqui estou, na antiga capital da Galia, dou razao ao Asterix: "Estes gauleses sao loucos!"

No dia que cheguei senti-me triste e abandonado. Fiquei instalado num edificio tao horrivel quanto velho, num quarto com os mesmos adjectivos, sem quarto de banho. Jantei sozinho em cima da cama, pois nao havia cadeiras. Ponderei em me ir deitar, estava cansado da viagem, mas decidi ir dar uma volta a pe enquanto fumava um cigarro. As 22 horas nesta cidade a noite ja comecou ha muito... mas como estou nos arredores da cidade, no polo universitario, uma semana antes do inicio das aulas, nao me cruzei com ninguem. Dirijo-me em direcção a luzes de neon, ate encontrar um bar que me pareceu animado. Entrei e vou ate ao balcao onde peço uma cerveja, em linguagem gestual. Aprecio a minha cerveja enquanto observo o mundo a minha volta... um bar animado, bem decorado, cheio de pessoas a comunicar... pena eu nao perceber nenhuma palavra. Estava a gostar mas nao tinha dinheiro. Comuniquei em luso-franco-espanhol com o porteiro afro-latino sobre onde poderia levantar dinheiro, o que provou ser eficaz pois encontrei facilmente a caixa MB. Quando voltei ao bar, nao sabia porque o fazia... ja la tinha estado e tinha me apercebido que nao consiguia manter um dialogo com ninguem... mas decidi apreciar o momento. Dirigi-me para uma zona onde pudesse observar todo o bar, e de cerveja na mao, tentei encontrar no meio de tanta gente, algo de familiar. Bastaram-me 10 minutos de tedio. Descubro uma mesa de brasileiros denunciados pelo excesso de diversao comparado com a inanicao dos franceses, e confirmado pela estranha pronuncia do portugues.
Apresento-me, grande festa, copos, voltar ao edificio da residencia com eles, conhecer mais estrangeiros, voltar ao bar... copos, festa, conhecer mais estrangeiros, copos, festa, conhecer mais estrangeiros... estou a ser repetitivo? pois e... mas com isto passou-se uma semana!

Entretanto durante a primeira semana de adaptacao comecei a tratar das papeladas necessarias, o que devido a burocracia latina, falta de comunicacao e antipatia francesa ainda nao estao resolvidas. Antipaticos, arrogantes, pontuais, estudiosos e rigorosos sao as caracteristicas que mais me impressionaram neste povo. Felizmente a integracao tem sido facilitada pelo excesso de estrangeiros existentes nesta faculdade. Com uma maioria de brasileiros, ha comunidades de venezuelanos, espanhois, irlandeses, indianos, suecos, arabes, chineses e coreanos. Portugueses so somos 5, todos do Porto e da FEUP. Nao conhecia nenhum, excepto a Ana, com quem tinha falado no Porto quando soube que ela tambem viria para ca. Passei a primeira semana com ela e com o Andre, que ja conheciam o funcionamento da faculdade e da cidade pois estiveram ca um mes no curso intensivo de frances, o que me ajudou imenso.
O que mais me tem feito confusao, sao os horarios... Pequeno almoço das 7:00 as 8:30, almoco das 11:00 as 13:00 e jantar das 18:00 as 20:00 !!! Para quem estava habituado a comecar o jantar as 22:00... A faculdade e enorme, cheia de parques e espacos verdes assim como de campos de tenis, volley, futebol, piscina e ginasio, e toda gente pratica desporto. Quase todos os alunos sao de fora, por isso isto esta organizado para se viver aqui... as residencias sao dentro da faculdade, ha cinema, bar, cafe... Para terem uma nocao... este campus universitario tem 5 paragens de metro de superficie... e 3 sao nesta faculdade.
Neste momento estou num alojamento melhor, para duas pessoas, com quarto de banho e cozinha. Estou com um companheiro de quarto frances com origens marroquinas, que passa a vida a estudar, quando acordo ja ca nao esta e quando chego ja esta a dormir. A resindencia e feminina, mas como so ocupavam 3 andares, os ultimos 2 sao para rapazes tambem... escolhido a dedo!

E assim vos deixo, com agua na boca...

Beijos e Abraços,
Fred

Sem comentários: