Le Petit Fred

domingo, 1 de dezembro de 2002

Frederic reçoit la première visite

Salut!

Ja se passou um mes desde que estou aqui em franca... as saudades apertam, mas cada vez mais me sinto integrado nesta cidade.
Nestes proximos emails vou-vos contar as aventuras mais engracadas que por aqui vivi... pois a o dia a dia aqui mantem-se desde o ultimo email.
Ao longo desta semana vou-vos enviar uma aventura por email, para estes nao ficarem muito extensos.

Nao vos posso precisar a data, mas apos uma semana e meia de estadia, encontro na net o meu amigo Inacio a viajar pelos Balcas (encontrar nao se devia aplicar aqui, pois ele estava no Kosovo e eu em Lyon), com o qual converso e apos uns minutos o convenco a desviar o seu percurso de regresso a portugal, de modo a passar por ca. Depois de umas trocas de email durante uns dias marcamos encontro na fronteira entre Franca e Italia, pois a distancia daqui era relativamente curta e os comboios italianos nao circulam com reguliradade para estes lados... ponto de encontro, Bardonnechia... pequena cidade italiana nos alpes. Saido das aulas dirijo-me por estradas nacionais ate a fronteira, consumindo o minimo de combustivel possivel... perco-me, atraso-me e ja perto da fronteira recebo duas noticias... a primeira, do Inacio, que ja estava a minha espera ha algumas horas, que nao havia mais comboios e ja anoitecia... a segunda, que para passar a fonteira teria de atravessar um tunel de 10 km cujo preco e de 25 € (ida)!!! Se as minhas contas estavam apertadas, a partir desse dia... Ja em Italia procuro o cafe mais perto da estacao... valeu pelo cappuccino, pela "birra" e por matar saudades da lingua materna com um amigo com muitas historias para contar!

Viemos para o polo universitario, onde uns amigos me tinham guardado jantar, e dirigimo-nos para o Kafe da faculdade (ponto de encontro de todos os estudantes, franceses e estrangeiros, com precos acessiveis)... qual explorador Australiano a fumar cigarros em cachimbo, Inacio fez sucesso entre todos os locais... sentados a ouvir as suas aventuras passamos a noite, entre cervejas e cigarros, a conversar com alguns estrangeiros. Ainda fomos ao bar mais perto mas a noite acabou cedo
No dia seguinte, em conformidade com o previsto, chegamos atrasados a estacao e o Inacio perde o comboio. Aproveitei para lhe mostrar esta cidade... como eu ainda nao a conhecia bem, andamos pelo centro a visitar. Cidade Europeia, atravessada por 2 rios (Sena e Reno) cruzados por inumeras pontes, casas e predios grandiosos, grandes avenidas comerciais com imensas esplanadas, assim como pequenas ruelas romanicas. Provar o tipico... croissants e baguetes... e voltar ao Campus. Depois de jantar, voltamos ao Kafe para mais uma noite bem regada de cervejas, cigarros e muita conversa. As aventuras do Inacio ja eram comentadas em todo o bar... e entao muitos nos seguiram ate ao Bar para uma noite mais comprida.
Na manha seguinte, ja prevenidos pela pontualidade dos transportes franceses dirigimo-nos a gare de comboios. Despeco-me, e regresso a faculdade para um dia de aulas. Mais uma vez como previsto, chegado ao quarto recebo uma chamada do Inacio... estava na gare, nao tinha apanhado o comboio pois tinha-se esquecido do bilhete no quarto. Que dois!!! Depois das aulas, voltamos a sair pela cidade, voltamos a faculdade para jantar e ao Kafe para mais uma noite de conversas. Era uma semana muito calma, pois as aulas tinham comecado e com elas o ritmo da vida no campus. Surpresa e admiracao das fas do Inacio com a sua presenca, tivemos mais uma noite a conversa, rodeados de boa companhia.
Terceira tentativa... acordar cedo, confirmar todos os pertences, e pela primeira vez dirigimo-nos a estacao com tempo e sem stresses. Ultimo cigarro na estacao, foto de despedida, e abraço. Agora sim sentia-se no ar que tinha chegado a hora de partir.

Obrigado pela visita Inacio! Sabes que podes voltar quando quiseres... pois continuam a perguntar por ti

Espero que outros lhe sigam o exemplo (ontem e hoje esteve ca mais uma visita, Pedro Ribeiro, da Lixa)