Le Petit Fred

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Idade adulta

Votar não é um dever, é um direito. Opinião pessoal.
Já o recensiamento é obrigatório,
punível com até 2 anos de prisão, não percebo bem porquê.
Só devemos votar quando nos sentimos aptos e com vontade para o fazer. Se a maioria da população assim o fizesse teríamos uma maior exigência na escolha.
O escrutínio só tem valor quando aquele que exerce o seu direito de escolha, o faça informado e convicto. Para isso necessita de se envolver nas causas que defende, ou antes de tudo mais, abraçar uma causa.

Recensiei-me. A partir deste momento estou no meu direito de dizer que não concordo com esta obrigação, nem com esta pressão na necessidade do voto.
Só me falta ir votar por esta causa. Em branco.

Ou melhor, nulo. Pois acredito que quando se fala em votos em branco se possa confundir aqueles que quiseram assinalar o seu descontentamento com os candidatos propostos com aqueles que devido à senilidade típica da idade se esqueceram a meio do caminho do que é que iam ali fazer.
Mesmo o voto nulo tem um impacto dúbio. Será que aqueles 2 por cento da população são míupes e falharam o local de colocação da cruz, são indecisos e corrigiram com corrector a pensar que ninguém se incomoda com isso hoje em dia até porque nas finanças fazem o mesmo ou estavam convictos que se podia escolher entre mais do que um candidato?

É urgente a necessidade de se criarem mais opções de voto. Nos dias de hoje cada um de nós gosta de se sentir especial e que haja alternativas de escolha.
Algumas propostas:
- Possibilidade de escolha múltipla
; daria um voto a cada um dos candidatos seleccionados
- Opção: "Nenhum dos anteriores"
- Opção: "Todos" ;
daria um voto a cada um dos candidatos
- Opção: "Não concordo com o sistema em geral"

Um dia que me case falarei de outras obrigações, pressões de voto e alternativas. Até lá, não comento nem desminto.

1 comentário:

Anónimo disse...

preguiça .. muita preguiça :)

mas entendo e aceito a tua decisão.
Como diria o samuel mira
"Não sou licenciado nem recenseado,
com paciência, há-de aparecer alguém credenciado, com
moral
Que me faça votar, me faça lutar, me faça notar,
e faça esgotar a campanha eleitoral
Por enquanto é só comédia, many manipula os média,
que se excedem a assustar o nosso povo com medo
Eu não voto, eu boicoto, mas crio as horas nocturnas,
sei qu'é o meu futuro, mas não vou acordar cedo
Para pôr um voto nulo ao eleger um chulo ou um cherne,
ou quem governe só com charme mas num mês dá um
terno
e tropeçam, mal começam quando quebram a promessa,
não me peçam interesse, vocês não se interessam
Eu não preciso de reflexão eu já, tou decidido,
eu só voto na verdade e não a vejo em nenhum partido
A minha previsão é o privilégio garantido,
para um puto no colégio neto dalgum
conhecido"